quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PESTO...que te quero PESTO....


O PESTO,

“Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. Embora existam variações, o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho e sal.”

Eu sempre fui fã de um molho pesto. Essa combinação de manjericão, azeite, sal e alho entorpece as narinas e muitas vezes levanta comidinhas que não seriam tão boas se servidas sem tempero. Mas tempero é para isso mesmo, não?

Atualmente o meu pesto (não faço o original mas fica tão gostoso quanto), agora é do Ricardo, depois que ele viu o quanto é simples fabricar e quanto bom ficava o resultado final...

Ficou decidido então que pesto é tarefa dele, em qualquer ocasião, seja para um evento, alguma encomenda ou em um jantarzinho íntimo entre nós. O PESTO É DELE e pronto.

Eu acho o máximo, pois adoro esse molho super especial e confesso que ficar desfolhando os raminhos já não me atrai mais tanto quanto antigamente....

Para fazer um bom molho pesto você vai precisar de:

  • Liquidificador
  • 2 buquês de manjericão (compre os mais bonitos e cheirosos que achar)
  • ½ lata de azeite (extra-virgem, por favor....)
  • Sal
  • 1 dente de alho

Fazer o molho pesto é simples, mas dentro desta simplicidade é importante ter atenção e cuidado , pois isso fará o molho explorar todo seu potencial.

Desfolhe os ramos do manjericão, no próprio copo do liquidificador. Atenção concentre-se nas folhas e evite que os raminhos estejam no meio da “folhagem”. (normalmente a falta de paciência faz os raminhos passarem e isso interfere na qualidade do produto final).

Acrescente o azeite. Por favor, não tenha dó de botar azeite. Nosso lema é quanto mais azeite melhor e isto se aplica muito para se fazer um bom pesto.

E um dente de alho.

Dê , 1,2,3,4,5 pulsadas. Pulsadas, entendeu? Não é para ficar rodando o liquidificador exageradamente. Se as folhas ficarem muito cortadas o pesto poderá ficar amargo.

Acrescente o sal (a seu gosto).

Armazene em um pote e guarde na geladeira (ele conserva bem por algumas semanas).

O rendimento será um copo daqueles de requeijão. Use para fazer canapés, temperar saladas, servir com queijos, em massas. Pesto vai superrrrr bem com peixes e frango. É impossível resistir ao prazeroso aroma e sabor do manjericão....

Obs: A foto tirada e de minha autoria, infelizmente foi captada pela câmera de celular, por isso da imagem ruim, mas eu queria postar uma foto de um prato

feito por mim, e so tinha essa....Foi Mal!!!!

Canapé básico de pão torradinho, uma generosa camada de pesto, fatias de tomate assado e lascas de parmesão fresco!!!!

Um comentário: