quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vale qualquer recheio



Eu adorooooooooooooo fazer massas frescas, me distrai, me des-estressa ...

Enquanto eu abro uma massa ou fecho um capeletti, um ravióli, consigo resolver alguns probleminhas na minha cabeça tamanha concentração e dedicação...

Dá um bocadinho de trabalho e requer um tantinho de prática, mas nada supera o prazer de poder colocar a criatividade para funcionar e viajar em possíveis recheios para as massas. A possibilidade de poder escolher/fazer/elaborar o recheio de uma massa é muito importante para mim. Pois mostra a extensão da nossa criatividade/talento dentro da cozinha e o quanto a culinária está aberta a nossa contribuição.

Uma das massas industrializadas que eu mais amo é o conchiglione (nome difícil para uma concha grande). Se você não quer ter trabalho fazendo massas caseiras recheadas, o conchiglione seria a opção mais viável, pois te permite colocar o recheio que quiser, e não ficar preso a poucas opções dessas massas “recheadas” – frescas- industrializada- prontas (gastei quase uma linha agora, hihihi!!).

Na verdade eu dou NÃO ROLHA TOTAL para elas. Essas massas são tão nada a ver que, quando você prova, não sabe definir nem qual o sabor dos recheios apesar de nomes diferentes (presunto e queijo, ricota, frango, carne). Na verdade às vezes eu tenho até medo de saber o que vem a ser esses recheios processados....

Como o Rolha ou Não Rolha gosta de boa comida vou descrever alguns recheios que você pode colocar no seu conchiglione:

Alho poro com mussarela (ou o queijo que tiver em mãos)

Damasco com brie

Tomate seco com ricota

Carne de sol com abobora e catupiry

Calabresa com queijo

Queijo com ervas

Frango defumado e ameixa

Cogumelos

E por aí vai. É só usar a criatividade......

Várias vezes uso resto da geladeira e da dispensa.... fica ótimo.

Por favor, varie bastante nos molhos: Bechamel, pomodoro, mostarda, funghi e por aí vai....

Na verdade este post é sobre o recheio do conchiglione então não vou falar de molhos.... Mas se quiserem saber algo mais específico, entrem em contato!

Receita da Foto:

Na foto acima eu recheie os conchiglionis com queijo mussarela, alho poró e bacon. E o molho eu usei o pomodoro.

Para um pacote de massa (que seriam 16 unidades):

  • 2 alhos poró pequenos
  • 300 grs de mussarela ralada
  • 150 grs de bacon carnudo em cubos

Refogue o bacon e em seguida acrescente o alho poró ate que eles estejam murchinhos.

Retire da panela e junte com a mussarela ralada.

Cozinhe os conchiglionis conforme a embalagem e recheie.

Faça o molho pomodoro. Nesse da foto eu fiz com tomote pelatti enlatado. Abrir a lata, e na própria amasse os tomates com um garfo.

Em uma panela refogue um dente de alho picadinho no azeite, e antes que ele comece a dourar, acrescente a lata de tomates, misture, acrescente ½ copo de água, 1 dadinho de caldo de galinha, 5 gotinhas de adoçante e uma pitada de sal e algumas folhas de manjericão.

Deixe reduzir até ele ficar grosso. Em um refratário disponha o molho, ajeite bonitinho os “conchi” e leve pra gratinar.

Vai que é sua, cozinheiro!


5 comentários:

  1. Ana

    Estou adorando, meu livrinho de receitas está só crescendo. Toda semana uma reseitinha deliciosa. É ótimo para exercitar a imaginação e criatividade. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. desculpem-me vou corrigir o erro
    receitinha.

    ResponderExcluir
  3. Mta genteme fala que não está sabendo postar comentário. especifiquem para que as pessoas entendam.
    E VAMOS ESPERAR A PRÓXIMA RECEITA, IMPRIMAM, TOMEM NOTA, NÃO IMPORTA COMO, MAS FAÇAM SEU CADERNO ROLHA TOTAL!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos criar um passo a passo para as pessoas aprenderem a postar!

    ResponderExcluir