quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dê asas ao frango.....


Adoro Aves. E, na minha opinião, uma sobre coxa desossada bem feita é muito mais bonita/ gostosa/elegante do que muito faisão e codorna por aí. O que eu acho muito engraçado é que quando vou sugerir um cardápio, as pessoas logo de cara excluem a carne de frango. Falam que dá a impressão de um cardápio pobrinho e sempre escolhem a carne vermelha como primeira opção e um peixe para completar. O franguinho é sempre desprezado. Lógico que quando se trata de codorna e faisão as pessoas desistem por ser muito caro, mas acham elegantérrrimo....

No meu gosto pessoal, não abro mão de um filezinho de frango grelhado ou com algum tipo de molho, acho delicioso. Frustrada com tanta exclusão, venho através deste blog (nossa que expressão chique!) postar uma receita de filé de frango com roupagem nova.

Não é nenhuma novidade, mas acho bacana fazer esse filé de frango. Além de servir como prato principal pode agradar também como aperitivo. A sacada está na forma do corte, esse da foto cortei para dar a ilusão de um sushi , e pode ser servido quente ou frio (as duas maneiras ficam deliciosas).

Então vamos lá:

Receita para duas pessoas:

400grs de filé de frango desossado

Sal a gosto

Para o recheio:

1 manga rosa

200 grs. de pepino em conserva

1 pimentão vermelho

1 pote de cream chesse

Para empanar:

300 ml de água gasosa gelada (pode substituir por cerveja, senão tiver cerveja, pode ser água filtrada mesmo)

150 grs. de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de sal

Gergelim branco e preto (não e fundamental, só pra fazer gracinha mesmo)

Modo de preparo:

Tire 4 filés de frango do peito. Senão tiver com paciência peça pro açougueiro tirar pra você, contanto que eles estejam mais grossos. Tirados os filés, disponha em uma tábua e coloque um plástico resistente por cima. Com um batedor de carne vá batendo no centro até chegar à borda, queremos um filé de frango grande e fininho.

Por favor, não vale descontar a raiva encima dos files, eles tem que ficar inteiros, portanto bata com bastante cuidado. Tempere com sal e reserve.

Em uma vasilha a parte disponha o creme chesse, o pepino em conserva cortado bem pequeninho e o pimentão vermelho cortado em cubos também pequenos (tire a casca dos pimentões com o descascador de legumes, isso evita que ele fique indigesto) e a manga tbem cortada em cubos pequenos. Misture tudo.

Coloque uma camada generosa desta pasta em cima dos filés e enrole os como se fosse um role. Disponha no tabuleiro e leve ao forno os rolinhos ate ficar firme. Retire quando eles começarem a ficar brancos.

Faça a massa para empanar:

Misture a água com a farinha e o sal. Bata bem com um fuê (não deixe criar gominhos). Na dúvida bata no liquidificador, coloque o gergelim (opcional), passe os rolinhos de frango nessa massa e frite em óleo quente até dourar. Depois e só cortar da maneira que vocês quiserem ou servir eles como rolinhos também. Daí vai do gosto de vocês... O recheio pode variar também, pode abusar da criatividade e do famoso “Le resto”.

Molho para acompanhar:

Vocês também podem serví-lo com molho da sua preferência, contando que esse case bem com o recheio. Nesse da foto eu fiz o molho japonês teriyaki, que e um molho super simples mais delicioso, vai super bem com esse recheio que passei.

1/4 de xícara de shoyu
3 colheres de chá de açúcar
1/4 de xícara de saquê mirim (se não tiver, pode substituir por uma colher de sopa de vinagre branco suave)
1 colher de chá de gengibre ralado (opcional, mas fica mais gostoso)

Misture os ingredientes e leve ao fogo em uma pequena panela para que reduza levemente.

Atenção: Tenha cuidado pois pode virar um melado!

5 comentários:

  1. OBA!!!!!!!!ADOREI!!! CONCORDO COM VC , CONTRA COXA ,BEM FEITA É UMA DELÍCIA !!!!!!!!!!!!!

    SE NÃO FOR ABUSO GOSTARIA DE SUGESTÕES.

    ResponderExcluir
  2. Cris (Amiga da Chris)

    Ana amei a receita! Para falar a verdade desanimei qndo vi o ingrediente gergelim, mas abri um sorriso ao ler que é só gracinha!!! Vou fazer na minha casa com as meninas!!!! Bjao

    ResponderExcluir
  3. Cris!!!!
    faça e me conte o resultado depois, fica deliciosa essa receita, quanto o gergelim e pura gracinha mesmo, não altera o resultado final.
    Beijocas e aguarde a próxima receita!!!!
    Bem vinda ao blog!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!!!!
    Parabéns pelo blog, está uma delícia!!!! As receitas são ótimas, me divirto bastante com as dicas.Especial aquela salada,hummmm!!!!!
    Trabalho com cozinha também, porém com bolos e doces (entendo bem o GOST), depois dê uma conferida no meu site www.gutagula.com.
    Espero conhecê-la em breve.
    Bjos
    p/ vc e Ricardo (gosto muito dele).

    ResponderExcluir
  5. Oi Guta!!
    Prazer em receber vc por aqui, e fico feliz que esteja curtindo o Blog, ja fui la no seu site, curtir bastante , os bolos são lindosssssssssssss... Apareça sempre por aqui!!!
    beijos

    ResponderExcluir